2014/07/14

Cass McCombs, The War on Drugs, Foster The People, Jungle @ NOS Optimus Alive, 12 Jul '14

Sem querer ser exaustivo e maçador, fica por cá um registo da minha breve passagem pelo NOS Optimus Alive '14, sábado 12 de Julho, em Algés, às portas de Lisboa.

Dada a proximidade do local da minha residência, cheguei a tempo e horas para começar a sentir a versão 2014 do Festival que apesar das várias bandas alternativas presentes e mesmo bandas emergentes que tiveram a hipótese de actuar num Festival que de ano para ano ganha mais notoriedade no circuito internacional, não me preencheu muito as medidas infelizmente. Um virote de tribos muito estranhas ao longo das várias horas que estive no recinto onde cada vez mais se nota uma democratização da música (pensar que o 1º dia esteve esgotado devido aos Imagine Dragons... ohboy), o que é bom, mas que por outro lado, vinca cada vez mais que uma grande parte das pessoas não sabe muito bem onde está e ao que vai. Esta afirmação pode ser alargada também a alguns DJs que, de acordo com a música que giravam, poderiam estar num barzinho de categoria inferior, num qualquer subúrbio da cidade.

Ainda com muita luz natural, comecei por assistir ao concerto de Cass McCombs que, como habitual, trazia muita melancolia consigo. Talvez fosse um bom motivo para começar a interiorizar o festival. Simpático, como habitual, o concerto decorreu de forma natural, com o palco bem composto em termos de público, só que com a maior parte sentada no chão e a marimbar-se no concerto. Selfies e conversetas da treta incomodavam e sobrepunham-se à bela folk interpretada por Cass McCombs. A partir de certa altura todos os momentos mais íntimos que algumas pessoas ali procuravam deixou de ser possível. Mesmo assim, ainda foi possível encontrar momentos mais próximos com temas como "County Line", "Joe Murder" ou "Name Written in the Water".

Após um pequeno intervalo, um dos concertos pelo qual ansiava teria início no mesmo palco com os The War on Drugs, só que desta vez com muito mais gente e efectivamente com mais pessoas interessadas no concerto. Mais pessoas e mais pessoas interessadas no concerto não significam exactamente melhor ambiente, apesar de tudo. Se antes as conversas eram mais de sussurro aos ouvidos, passaram a ser mais públicas com muita gente a fazer corredor à frente, inquietas e com muito banho de cerveja pelo meio. O concerto demorou um certo tempo a arrancar devido a alguns problemas técnicos o que de certa forma, deve ter tirado um pouco a tusa quer à banda quer ao público. Achei o concerto algo morno, provavelmente por ter as expectativas lá no alto e por gostar muito do último trabalho da banda, 'Lost in the Dream', que a banda fez questão de vincar, com o tema "Red Eyes" obviamente a pôr o pessoal em maior loucura ou ainda os temas "In Reverse" e "Burning". Não sei se não dei muito pelo tempo passar, mas achei que o concerto foi demasiado curto.

Sem grande interesse pelos Unknown Mortal Orchestra e pelo que se passava nos outros palcos, tempo para comer e cirandar pelo recinto e decidir se iria assistir aos PAUS ou aos Foster The People. Tomei a decisão errada ao ter optado pelos Foster The People que praticamente a meio do concerto, decidi fazer a agulha para outro lado à espera que de longe ouvisse o mítico "Pumped Up Kicks". Não digo que daquilo que vi do concerto não tivesse corrido bem à banda, só acho é que a banda se transformou muito numa boys band com todos os factores associados. Bandas que deixam pitas histéricas não é o meu prato forte, lamento.

A grande surpresa da noite veio da banda britânica Jungle que actuou no Palco Clubbing, completamente cheio. Com um arsenal de músicas bombástico, os Jungle levaram a maior parte das pessoas ao rubro com temas presentes no seu homónimo álbum de estreia, com temas como "Time" e "Busy Earnin'", por exemplo. O colectivo Jungle conseguiu sim reunir uma verdadeira comunidade de vários estilos musicais através do seu funk que ecoava de maneira brilhante por várias canções que trouxeram na sua bagagem, encantando, provavelmente sem excepções, a multidão que ali estava. Foi o concerto da noite. Muito bom.


.:: Artigos relacionados com os The War on Drugs neste blog: 1. [whoo] Programa para Hoje: Cass McCombs, The War on Drugs, PAUS/Foster The People e Jungle; 2. Kraak in "Xposed Open Day"-Set, 16 Mai '14; 3. Amplificador '14-1ª Parte; 4. INKRAAKT: A Semana em Resumo/The Week in Summary @ Kraak Facebook Page, #164; 5. Lost in the Dream (The War on Drugs) [para artigos mais antigos, aceder através do link definido em 5.].

.:: Artigos relacionados com os Foster The People neste blog: 1[whoo] Programa para Hoje: Cass McCombs, The War on Drugs, PAUS/Foster The People e Jungle; 2. Kraak in "Xposed Open Day"-Set, 16 Mai '14; 3. Drop me a Light from the Dark: PodKraak #38; 4. The Kraak & Ferreira Sessions #4, All My Friends Are JPEGs-Set, 11 Abr '14; 5. INKRAAKT: A Semana em Resumo/The Week in Summary @ Kraak Facebook Page, #1606. Electric Engine-Set, 28 Mar '14; 7. The Kraak & Ferreira Sessions-Part III, All My Friends Are JPEGs-Set, 22 Fev '14; 8. Foster The People a Antecipar 2014 com um Novo Álbum [para artigos mais antigos, aceder através do link definido em 8.].

.:: Artigos relacionados com os Jungle neste blog: 1. [whoo] Programa para Hoje: Cass McCombs, The War on Drugs, PAUS/Foster The People e Jungle; 2. [próximo sábado] Jungle no NOS Optimus Alive! '14 [para artigos mais antigos, aceder através do link definido em 2.].

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

Sem comentários: